Acreditando que a música e o brincar são ingredientes vitais para uma infância saudável e para um aprendizado significativo da linguagem musical na criança como todo, criamos a Oficina “Músicas, Brincadeiras que Encantam”, com a intenção de vivenciar com as crianças um repertório musical inovador, alegre, e ao mesmo tempo divertido, que estimule a acuidade auditiva, a vontade de cantar, brincar e partilhar descobertas de si e do outro, estimulando a reflexão e o questionamento, ampliando o conhecimento de mundo, as possibilidades de expressão, a apreciação, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual, bem como o desenvolvimento Motor .
A criança é um sujeito em desenvolvimento, e, à medida que vai crescendo, novas conquistas nos âmbitos cognitivo, físico-motor, sócio-cultural e psicológico, são adquiridas e tendem a contribuir para um desenvolvimento de forma integral. Tais conquistas são oriundas de suas experiências por meio do convívio familiar e social, e através de sua relação com o ambiente e estímulos que lhes são propostos.
A oficina estimula as crianças a descobrirem sons e produzirem ritmos e ainda construírem instrumentos capazes de produzir sons a partir de sucatas, materiais recicláveis e da natureza.
É espaço de vivências coletivas, criando movimentos a partir dos sons produzidos ou trazidos como estimulo às crianças, trabalhando a atenção, percepção, a acuidade auditiva, as expressões e criando coreografias.
Trabalha a música, o canto, a percepção auditiva, procura despertar na criança o gosto à boa música, procurando criar hábitos saudáveis que o mantenham com o pensamento em harmonia.
Esses são alguns dos objetivos dessa oficina:
- Construir espaços de aprendizagem por meio da música, buscando a construção de valores e princípios éticos a partir da cultura do diálogo e respeito às diversidades étnicas, culturais e de gênero, promovendo o valor da vida humana;
Possibilitar nas crianças o desenvolvimento de potencialidades artísticas, culturais e de socialização, através da musicalização.
A Oficina tem o intuito de despertar nas crianças o espírito de equilíbrio e interação respeitosa com a natureza a fim de transformar simples materiais que iriam para o lixo em brinquedos e diversão, enfatizando a reflexão e ação cotidiana em uma responsabilidade com o ambiente em que estão inseridos, se percebendo como parte integrante do ambiente natural em que vivem.
Essa oficina tem por objetivo conhecer Jesus Cristo enquanto referência de homem de bem.
Jesus Cristo é uma das figuras mais importantes da humanidade e aliás, a população tem como guia e modelo moral.
A Arte faz parte da vida da criança como leitura do mundo e expressão pessoal (plástica, sonora, dramática e verbal dessa leitura).
Objetivamos desenvolver as atividades motoras básicas, a criatividade da criança, fazer com que ela interaja com outras crianças através da pintura, fazer com que ela crie e recrie as mais diversas pinturas, expressando assim seus sentimentos e conhecimentos, interagindo assim com o seu meio.
A Oficina de dança visa o desenvolvimento do corpo e do movimento como linguagem.
Através da sensibilização, as aulas são propostas lúdicas e divertidas, com brincadeiras que evocam a espacialidade, o deslocamento, a interação com o grupo, o desenvolvimento motor e o ritmo.
Com diferentes estímulos, a atividade tem como objetivo a ampliação das capacidades das crianças em relação ao seu corpo e seus sentidos.
A oficina tem como objetivo desenvolver atividades que estimulem as habilidades psico-motoras, de criação e expressão através do corpo, da voz e da presença de cada um no espaço, em contato com si e com os outros. Essas atividades também possibilitam o despertar das noções de representação, teatralidade, relações em grupo e preparam os alunos para o jogo teatral.
Também objetivamos estimular o conhecimento de si e do outro. Proporciona ao educando a possibilidade de vivenciar situações diversas, de se colocar em outros papéis e ter contato com realidades diferentes através das dinâmicas. Reforça a disciplina, concentração e estimula a memória.
A criança deve sentir vontade e prazer nas atividades e com essa alegria e criatividade, cede para a ideia do outro, misturando com a sua e com o objetivo do grupo.
A educadora vem munida de música, teatro, artes plásticas, dança e sensibilidade para entender o ritmo e as dificuldades de cada um, trabalhando o individual com respeito ao coletivo.