Nossa metodologia de trabalho se dá por meio de projetos. A cada ano escolhemos uma temática para o Projeto Anual que tem por objetivo educar as crianças através da natureza oferecendo a elas estímulos que irão atender às suas necessidades de desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional.
Nesse Projeto utilizamos as etapas do método da Pedagogia do Amor: a observação, a comparação e a reflexão. A natureza estimula a criança a observar, sentir, comparar e analisar para depois refletir e concluir.
Nesse processo objetivamos que a criança perceba que os princípios divinos presentes em sua intimidade também compõem todo o laboratório da natureza, despertando seus potenciais divinos em suas ações, pensamentos e sentimentos, bem como o seu desenvolvimento natural e pleno.
PROJETO DO ANO 2023 – FLORESCER
Após a experiência com as últimas turmas do CEMA, observamos que as crianças apresentaram, sentimentos de baixa autoestima e baixa autoconfiança que as moviam em comportamentos de agressividade, maledicência, menosprezo dos demais colegas como modo de autodefesa para a insegurança em suas próprias capacidades.
Sendo assim, nossa intenção com este projeto é, por meio da descoberta do significado de florescer na natureza, levar as crianças a perceberem que todos nós viemos deixar a nossa marca no mundo, assim como as flores com tamanhos, cores, formas e cheiros diferentes que alegram, encantam e embelezam o mundo cada um à sua maneira.
Dessa forma, a partir da confiança que florescer onde Deus nos plantou significa esforçar-se por oferecer o que temos de melhor, de mais belo comparado a beleza da flor em suas cores, formas, tamanho, perfume e o néctar que alimenta. E que quando florimos desde a nossa essência, mudamos tudo o que está dentro do nosso coração (pensamento e sentimento) e este é o fluxo natural da vida e da natureza.
Pois a semente só floresce na estação própria, assim como cada um de nós que tem um aprendizado e um trabalho a realizar onde vivemos.
Pretendemos que as crianças percebam, sintam e descubram a marca da beleza que vieram deixar no mundo, para ganharem confiança em seus potenciais.
Descobrir a finalidade das flores na natureza destacando a finalidade divina do amor e do serviço ao bem ao próximo como os motivadores dos diferentes papeis que elas exercem no meio em que se encontram. Estimulando a confiança na função do que a flor tem, para despertar a autoconfiança das crianças em seus potenciais.
Percebendo que as virtudes que trazemos como possibilidades dentro de nós devem se transformar em realidades, através dos esforços deixando marcas de beleza ao nosso redor.
Objetivamos proporcionar aos educandos a oportunidade de olhar com respeito e afetividade as flores, despertando o sentimento de pertencimento, de respeito, de amor a si mesmo e ao próximo.
Percebendo a importância das diferenças e respeitar o diferente, tanto quanto a valorização da criação divina. Somos também flores divinas do criador que viemos deixar a nossa marca única de beleza no mundo.
Quando uma semente é plantada, ela germina, cresce, amadurece, produz frutos assim somos nós perante Deus e a vida.
Assim como as flores deixam a sua marca de beleza no mundo, alegrando, encantando e servindo para realizar o seu papel na criação divina, o educando também pode florescer para deixar a sua marca de beleza na família, escola, sociedade, cidade, país, planeta.
Assim como Deus imprimiu a beleza nas flores, também imprimiu beleza em nós. O que eu tenho de belo? Como eu encanto as pessoas? Que cores eu deixo por onde passo? Que perfume eu espalho? Que formas eu deixou no pensamento das pessoas ao meu redor?
Com este projeto pretende-se, utilizando as etapas da Pedagogia do Amor:
- Através da OBSERVAÇÃO das flores, objetivamos sensibilizar as crianças para perceberem o valor e a importância de florescer na natureza, bem como o bem e a beleza, estimulando sentimentos de gratidão a Deus, de respeito e cuidado pela natureza, mobilizando os sentidos das crianças para a reprodução e criação com diferentes estilos de artes das impressões percebidas pelas marcas da beleza divina no florescer, estimulando o desejo pelo belo e o capricho, bem como o valor da confiança na criação divina.
- Através da COMPARAÇÃO entre as diferentes marcas que as diversas flores deixam no mundo cor, forma, perfume, alimento, levar o pensamento das crianças a compreender que tudo na criação divina deixa a sua marca de beleza para servir na natureza, a medida que vão descobrindo essas diferentes marcas de beleza, vão aprendendo a confiar na importância das coisas e das diferenças, encontrando em tudo a sua utilidade.
- Através da REFLEXÃO levar o pensamento das crianças para encontrarem em si mesmas o bem e a beleza que Deus nos mostra através das marcas que flores deixam, independente onde sejam semeadas. Percebendo que Assim como as flores deixam a sua marca de beleza no mundo, alegrando, encantando e servindo para realizar o seu papel na criação divina, o educando também pode florescer para deixar a sua marca de beleza na família, escola, sociedade, cidade, país, planeta – como podemos observar na lei de sociedade.
Proporcionando exercícios de auto superação a partir daquilo que cada criança conseguir identificar de belo em si mesma.
As flores revelam o quanto somos especiais, que nossa vida tem um propósito e que existe potencial em nós para continuar florescendo, independente das circunstâncias da vida e da passagem do tempo. As flores, de forma geral, podemos dizer, parecem todas iguais: raiz, caule, folhas e pétalas, mas cada uma tem características próprias e deixam marcas com seu perfume, cor, forma, tamanho, néctar que se tornam insubstituíveis na criação divina.