Pedagogia do amor

A Pedagogia do Amor é um método trazido por Jesus, estruturado por Pestalozzi e vivenciado e desenvolvido no Brasil por Eurípedes Barsanulfo.

A natureza foi a sala de aula de Jesus, o maior pedagogo que já passou pela Terra. Através da natureza, Jesus nos ensinou a perceber as leis divinas que regem a natureza para compreendermos a nossa natureza íntima: nossos pensamentos, sentimentos e ações.

Pestalozzi vivencia, em seu método de educação, os mesmos valores da pedagogia trazida por Jesus. Sensibilizado pelo trabalho de Rousseau, que promoveu os meios de aproximar a criança da natureza para sentir a grandiosidade divina, Pestalozzi organizada seu pensamento de forma prática em etapas do simples ao complexo, do concreto ao abstrato, auxiliando a criança a se desenvolver plenamente através do aprender fazendo conforme as leis naturais a fim de despertar os potenciais da mente, mão e coração, ou seja, o seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional.

Eurípedes Barsanulfo resgata os princípios do método de Pestalozzi aproximando o educando da natureza e apoiando-se nos princípios morais e filosóficos de Jesus como a base de todo o aprendizado junto à natureza.

Sendo assim, a Pedagogia do Amor estabelece meios didáticos que sensibilizam o educando para que ele construa seus bons sentimentos e seus bons pensamentos, ampliando a sua capacidade de amar, de pensar e de sentir, tal como é a proposta de Pestalozzi.

Dessa forma, no decorrer do tempo, ele estará formando a sua nova estrutura de valores que irá contribuir para o seu bem-estar, bem como auxiliar a sociedade onde vive.

Este é o método de educação escolhido pelo Cema com o objetivo de auxiliar as crianças a se desenvolverem plenamente, buscando que as aprendizagens junto à natureza apoiadas nos ensinamentos de Jesus tenham sentido para a sua vida em seu desenvolvimento
físico, cognitivo e socioemocional.

 

Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 12 de janeiro de 1746 em Zurique, na Suíça e morreu aos 82 anos em 17 de fevereiro de 1827 em Brugg, na Suíça. Desenvolveu seu método em três etapas que levaram cerca de 55 anos para se consolidar, iniciando sua trajetória como professor em 1770.

A primeira etapa foi gestacional de 1770 a 1798 onde se destacam o seu trabalho como professor em Neuhof e escritor de suas primeiras ideias sobre educação. A segunda etapa foi de elaboração do método de 1799 a 1804 na qual ele se dedica como professor em Burgdorf e Munchenbuchsu e a última etapa foi a de consolidação e expansão de 1805 a 1825 dedicando-se a ser professor, gestor e diretor em Yverdon.

O método de Pestalozzi têm base empírica, ou seja, todos os fatos se apoiam somente em suas experiências vividas e observações do real. Pestalozzi não tira as suas ideias de simples especulação, mas sim segue o caminho da experiência.

E, por isso, tanto o tempo como o atual espírito científico têm demonstrado que ele estava certo. Ele fazia e observava, ponderava e criticava e por último escrevia. Seu foco foi a natureza da criança e o processo educativo.

A produção literária de Pestalozzi é muito grande e suas obras mais conhecidas são em torno de dez, no entanto, ele deixou uma centena de escritos.

Alguns dos seus principais títulos são: A noite de um solitário (1780), Leonardo e Gertrudis (1781-1787), Minhas investigações sobre o curso da natureza na evolução humana (1797), Como Gertrudis ensina a seus filhos (1801), O livro das mães (1803), O ABC da intuição (1803), Opiniões, experiências e meios para fomentar um estilo de educação adequado à natureza humana (1806), A carta de Stans (1807), Cartas sobre educação inÿantil (1818-1819) e O canto do cisne (1826).

Para Pestalozzi a educação não é instruir por meio de conteúdos escolares, mas que o aprendizado da criança tenha eficiência para a sua vida. Para isso a criança precisa aprender fazendo procurando que ela tenha um bom coração por suas necessidades atendidas, por sua experiência e sua atividade.

Para atingir esse objetivo, a educação dos aspectos cognitivos e físicos deve estar subordinada à educação moral, porque a educação se faz pela via dos sentimentos e tem como objetivo tornar o homem útil à sociedade.

Utilizando somente como meios de instrução a natureza que rodeava as crianças, as necessidades cotidianas e a atividade sempre ativa das crianças, Pestalozzi estrutura seu método conforme as leis naturais do desenvolvimento infantil: do concreto para o abstrato; do simples ao complexo; dos sentidos à razão; da observação, à comparação e à reflexão.

Pestalozzi é o pai da Pedagogia Contemporânea e trouxe princípios imperecíveis de educação como a intuição como o fundamento do pensamento, a educação integral que forma a mente, a mão e o coração, o papel da mãe na formação da personalidade da criança, o educador como jardineiro e o vínculo afetivo como base de todo o desenvolvimento infantil.

Seu método modificou a prática da Pedagogia na Europa em sua época e no mundo atual, influenciando grandes pedagogos como Froebel e Maria Montessori.

Seu método foi considerado muitas vezes como um romântico e utópico, no entanto, a partir do século 20, com a década do cérebro, as evidências científicas alcançaram o pensamento de Pestalozzi confirmando a eficácia dos princípios e dos fundamentos do seu método para o desenvolvimento da criança.

 

Eurípedes Barsanulfo - Pedagogia do Amor

Eurípedes Barsanulfo

Nascido em 1 de maio de 1880 em Sacramento, Minas Gerais e morreu em 1 de novembro de 1918 em Sacramento, Minas Gerais,  Eurípedes Barsanulfo foi um eminente professor que desenvolveu suas ideias na cidade de Sacramento-MG no início do século 20.

Em 31 de janeiro de 1907 ele institui abre o Colégio Allan Kardec cuja proposta pedagógica se pautou nos princípios da pedagogia de Pestalozzi, tendo a natureza como o recurso que melhor contribuía para a aprendizagem dos alunos.

O principal legado de Eurípedes Barsanulfo para a Pedagogia foi a sua preocupação com os estímulos e a motivação para que as aprendizagens tocassem o pensamento e razão dos educandos para que novos sentimentos pudessem estruturar a personalidade de seus alunos.

Apoiando-se no Evangelho de Jesus, Eurípedes buscava através da natureza os exemplos que pudessem atender às necessidades de aprendizagem de seus alunos, promovendo aulas com vivências concretas junto à natureza e conduzidas por meio da reflexão e da educação do contraste.

O trabalho de Eurípedes Barsanulfo continua, se desenvolve e se expande na Escola Eurípedes Barsanulfo em Sacramento, Minas Gerais, onde a Pedagogia do Amor é vivenciada, tendo a natureza como principal recurso para as descobertas das crianças, motivando o seu interesse e construindo o pensamento reflexivo, visando a educação moral do ser, a estruturação do seu caráter e a modificação dos seus sentimentos.

A Pedagogia do Amor no século 21, alicerçada em Jesus, Pestalozzi e Eurípedes Barsanulfo oferece ao educando os estímulos do meio necessários para que ele possa dar maior direcionamento ao conhecimento recebido, enriquecendo o seu pensamento e a sua personalidade.